Estrutura organizacional

Gabinete do Prefeito

Prefeito: Gil Tavares
Endereço: Praça Antônio Dutra, n° 01, Centro
Telefone: 62 3513-1307
E-mail: gabinete@neropolis.go.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta das 07h às 11h e das 13h às 17h

Competências

Lei Orgânica - Art. 65. Ao Prefeito, como chefe da administração, compete dar cumprimento às deliberações da Câmara, dirigir, fiscalizar e defender os interesses do Município, bem como adotar, de acordo com a lei, todas as medidas administrativas, sem exceder as verbas orçamentárias.


Art. 66. Compete ao Prefeito:


I - a iniciativa das leis, na forma e nos casos previstos nesta Lei Orgânica;


II - exercer a direção superior da Administração Municipal, nomear e exonerar os Secretários Municipais ou Autoridades equivalentes;


III - representar o Município em Juízo ou fora dele;


IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis aprovadas, pela Câmara, e expedir os regulamentos para sua fiel execução;


V - vetar, no todo ou em parte, os projetos de lei aprovados pela Câmara;


VI - decretar, nos termos da lei, a desapropriação por necessidade, utilidade pública ou por interesse social;


VII - expedir decretos, portarias e outros atos administrativos;


SEÇÃO II Das Atribuições do Prefeito Dispositivo acrescentado pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. 61


VIII - permitir ou autorizar o uso de bens municipais por terceiros, com autorização legislativa;


IX - celebrar convênios, acordos, contratos e outros ajustes do interesse do Município;


X - permitir ou autorizar a execução de serviços públicos, por terceiros;


XI - prover os cargos e funções públicas municipais, na forma da Constituição Estadual e da legislação pertinente


XII - enviar à Câmara Municipal, observado o disposto nas Constituições Federal e Estadual, projetos de lei dispondo sobre:


a) - plano plurianual de investimentos;

b) - diretrizes orçamentárias;

c) - orçamento anual;

d) - plano diretor.


XIII - encaminhar à Câmara, até 15 de abril, a prestação de contas, bem como os balanços do exercício findo;


XIV - remeter mensagem à Câmara Municipal, por ocasião da abertura da sessão legislativa, expondo a situação do Município e solicitando as providências que julgar necessárias;


XV - prestar contas da aplicação dos auxílios federais ou estaduais entregues ao Município na forma da lei; Dispositivo acrescentado pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. Dispositivo acrescentado pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. Dispositivo acrescentado pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002;


XVI – apresentar as contas ao Tribunal de Contas dos Municípios, sendo os balancetes mensais em até quarenta e cinco dias contados do encerramento do mês e as contas anuais do Município, devidamente consolidadas, em até sessenta dias contados da abertura da sessão legislativa, para sobre essas últimas emitir parecer prévio, para posterior julgamento pela Câmara Municipal; 62 Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 8, de 2 de julho de 2009. Redação original: “XVI - apresentar as contas ao Tribunal de Contas dos Municípios, sendo os balancetes mensais em até quarenta e cinco dias contados do encerramento do mês e as contas anuais até sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, para o parecer prévio deste e posterior julgamento da Câmara Municipal;” Dispositivo acrescentado pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. Redação dada pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002.


XVII - fazer a publicação dos balancetes financeiros municipais e das prestações de contas de aplicação de auxílios federais ou estaduais recebidos pelo Município, nos prazos e na forma determinada em lei;


XVIII - enviar à Câmara Municipal cópias dos balancetes e dos documentos que os instruem, concomitantemente, com a remessa dos mesmos ao Tribunal de Contas dos Municípios, na forma prevista no inciso XIII, deste artigo;


XIX - fazer publicar os atos oficiais;


XX - prestar à Câmara, dentro de quinze dias, as informações pela mesma solicitadas, salvo prorrogação, a seu pedido e por determinado, em face da complexidade da matéria ou da dificuldade de obtenção nas respectivas fontes, dos dados pleiteados, devendo justificar os expedientes recebidos no prazo de dez dias, após o recebimento;


XXI - promover os serviços e obras da administração pública;


XXII - superintender a arrecadação dos tributos, bem como a guarda e aplicação da receita, autorizando as despesas e pagamentos dentro das disponibilidades orçamentárias ou dos créditos votados pela Câmara;


XXIII - colocar à disposição da Câmara, até o dia vinte de cada mês, o duodécimo de sua dotação orçamentária nos termos do art. 29-A da Constituição Federal;


XXIV - aplicar multas previstas em leis e contratos, bem como revê-las quando impostas irregularmente;


XXV - resolver sobre os requerimentos, reclamações ou representações que lhe forem dirigidas; prazo 63


XXVI - oficializar, obedecidas às normas urbanísticas aplicáveis, as vias e logradouros públicos, mediante denominação aprovada pela Câmara;


XXVII - convocar extraordinariamente a Câmara, quando o interesse da administração o exigir;


XXVIII - aprovar projetos de edificação e planos de loteamento, arruamento e zoneamento ou para fins urbanísticos;


XXIX - apresentar, anualmente, à Câmara relatório circunstanciado sobre o estado das obras e dos serviços municipais, bem como o programa da administração para o ano seguinte;


XXX - organizar os serviços internos das repartições, criadas por lei, sem exceder as verbas para tal destinadas;


XXXI - contrair empréstimos e realizar operações de créditos, mediante prévia autorização da Câmara;


XXXII - dispor sobre a administração dos bens do Município e a alienação dos mesmos, na forma da lei;


XXXIII - organizar e dirigir, nos termos da lei, os serviços relativos às terras do Município;


XXXIV - desenvolver o sistema viário do Município;


XXXV - conceder auxílios, prêmios ou subvenções, nos limites das respectivas verbas orçamentárias e do plano de distribuição prévia e anualmente aprovado pela Câmara;


XXXVI - providenciar o incremento do ensino;


XXXVII - estabelecer a divisão administrativa do Município de acordo com a lei e mediante aprovação da Câmara;


XXXVIII - solicitar o auxílio das autoridades policiais do Estado para garantir o cumprimento de seus atos;


XXXIX - solicitar, obrigatoriamente, autorização à Câmara para ausentar-se do Município por tempo superior a quinze dias;


XL - adotar providências para a conservação e salvaguarda do patrimônio municipal;


XLI - publicar, até trinta dias após o encerramento de cada bimestre, relatório resumido da execução orçamentária.


XLII - aprovar projetos de edificação e planos de loteamento, arruamento e zoneamento ou para fins urbanísticos;


Art. 67. O Prefeito poderá delegar, por decreto, a seus auxiliares, as funções administrativas previstas nos incisos XI, XXI e XXX, do artigo anterior.


Art. 67-A. A transmissão do cargo ao novo Prefeito Municipal, compreende, além dos atos tradicionais de assinatura de termos, à apresentação dos seguintes documentos:


I - orçamento do Município para o exercício;


II - demonstrativos dos saldos disponíveis transferidos de uma administração para outra, da seguinte forma:


a) - termo de conferência de saldo em caixa;

b) - termo de verificação de saldos em bancos;

c) - relação de valores pertencentes a terceiros sob a guarda da Prefeitura.


III - demonstrativos dos restos a pagar, referentes aos exercícios anteriores;


IV - relação das despesas realizadas e não empenhadas;


V - demonstrativo da dívida fundada interna;


VI - relação dos compromissos financeiros de longo prazo;


VII - inventário dos bens patrimoniais;


VIII - inventário dos bens de consumo existentes em almoxarifado; Dispositivo acrescentado pela Emenda à Lei Orgânica nº 2, de 09 de setembro de 2002. 65


IX - inventário da situação dos servidores municipais;


X - livros da Tesouraria, conciliação bancária e extratos das contas correntes, junto a instituições financeiras;


XI - relação de balanços e balancetes não apresentados ao Tribunal de Contas dos Municípios;


XII - relação das ações judiciais em andamento onde o Município figure como parte ou tenha interesse.


§ 1º. Recebidos os documentos mencionados neste artigo, o Prefeito empossado procederá a sua verificação, apresentando-os posteriormente à Câmara Municipal, juntamente com o parecer sobre a exatidão dos mesmos.


§ 2º. A não apresentação, ou apresentação com falhas, dos documentos, mencionados neste artigo, torna responsável o Prefeito transmitente pela omissão do Prefeito empossado, quando essa omissão resultar de desconhecimento de informações que deveriam constar dos documentos citados.




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