História de Nerópolis

A região foi desmembrada do Município de Pirenópolis, em 1892, passando a pertencer a Santana das Antas (atual Anápolis). Em 1894, Joaquim Taveira, anapolino, estabeleceu-se com sua família nas proximidades do Ribeirão Capivara, com um acampamento, passando da derrubada das matas para o cultivo de produtos agrícolas. Para a colonização do lugar, contou com o apoio de famílias que o acompanharam. O lugarejo nascente ficou conhecido como Matinha dos Taveiras. Em 1898, por sugestão de Fulgêncio Taveira, filho do fundador, o topônimo foi mudado para Campo Alegre, coerente aspecto da região após o devastamento da floresta.

Em 1904, o povoado passou à condição de Vila. Extinta em 1913, foi restabelecida em 1918, com a denominação de Cerrado, topônimo alterado, em 1930, para Nerópolis em homenangem ao senador Nero Macedo.

A alta fertilidade das terras e a exuberância das pastagens favoreceram o crescimento rápido. Em divisões territoriais datadas de 31-12-1936 e 31-12-1937, figura no município de Anápolis o distrito de Nerópolis. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Nerópolis permanece no município de Anápolis. Elevado à categoria de município com a denominação de Nerópolis, pela lei estadual nº 104, de 03-08-1948, desmembrado de Anápolis. Sede no antigo distrito de Nerópolis. Constituído do distrito sede. Com sua emancipação em 1948, o Município passou a constituir-se Termo Comarca de Anápolis. Em Abril de 1949 o Município realiza sua primeira eleição para Prefeito e Câmara Municipal, que é composta por 7 (sete) vereadores. Logo após foi o termo elevado à categoria de Comarca pela Lei n° 685, de 13 de Novembro de 1952. Em 3 de maio o senhor Bento Silva instala a Comarca de Nerópolis, sendo seu primeiro Juiz de Direito o Dr Osvaldo Costa. Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído do distrito sede.

Tem limites com os municípios de Ouro Verde de Goiás, Anápolis, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Goiânia, Santo Antônio de Goiás e Nova Veneza.
A cidade já foi considerada a “capital do alho do estado”. Hoje se destaca pela grande produção de doces, sendo chamada também como a “Cidade Goiana do Doce” e por ser celeiro de grandes times amadores do estado de Goiás como o Ajax (extinto), Nerópolis Tabajara, União Nerópolina e Americano, com vários títulos conquistados, inclusive a nível estadual.

ALTITUDE:

Está a sede municipal a 700 metros acima do nível do mar, e o município oscila entre 650 e 850 metros.

CLIMA:

A temperatura do município é calculada em: média das máximas, 32ºC; média das mínimas, 15ºC; e média compensada de 25ºC a 26ºC. O clima do município está classificado como tropical úmido, e é considerado como excelente.

HIDROGRAFIA:

O município é bem regado de águas, que são potáveis e permanentes. Dentre outros citam-se os seguintes Ribeirão Capivara, Ribeirão Cachoeira e Ribeirão João Leite; estes últimos fazem limites com o município de Anápolis. O Ribeirão Cachoeira nasce no município e deságua no Rio Meia Ponte. Como elevação pode ser citado o Morro da Bandeira.

Sua população estimada em 2010 era de 24.210 habitantes IBGE/2010.

LOCALIZAÇÃO:

Nerópolis está localizado no coração de Goiás, próximo às principais cidades do estado (Goiânia e Anápolis), e é cortado pela rodovia GO-080, com ligação ao norte pela BR-153 no sentido norte-nordeste brasileiro.

Aniversário: 03 de Agosto
Fundação: 1948
Gentílico: neropolino
Prefeito(a): Gil Tavares (2017/2020)

SERVIÇOS ON-LINE PARA O CIDADÃO


Extrato I.P.T.U. 2ª Via de Débito
de Imóvel
Certidão de Cadastro
Imóvel
Ouvidoria
       
Certidão Negativa
de Imóvel
Validar Certidão
Negativa de Imóvel
Certidão Negativa de Contribuinte Validar Certidão
Negativa de Contribuinte
       
X Fechar

SERVIÇOS ON-LINE PARA O SERVIDOR


Consultar Matrícula Contracheque Cedúla C (Comprovante
de Rendimentos)
Dados Cadastrais
       
   
Primeiro Acesso Webmail    
       
X Fechar

SERVIÇOS ON-LINE PARA EMPRESA


Nota Fiscal Eletrônica Validar Nota Fiscal 2º Via de Débito de Empresa Certidão de Cadastro Empresa
       
Certidão Negativa de Empresa Validar Certidão Negativa de Empresa Certidão Negativa de Contribuinte Validar Certidão Negativa de Contribuinte
       
   
Portal do
Empreendedor
Ouvidoria    
       
X Fechar
SIGEP - Sistema Integrado de Gestão Pública