Prefeitura realiza estudo técnico para avaliar as condições de trabalho dos servidores públicos municipais

Postado em 05/set/2017

Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Nerópolis contratou uma empresa especializada para realizar estudos técnicos sobre as condições de trabalho dos servidores públicos municipais. O engenheiro em segurança do trabalho e perito judicial federal Ednaldo Teles Coutinho já está realizando o levantamento de campo de vários trabalhadores. “Estamos fazendo as avaliações quantitativa e qualitativa. Com base nesse estudo, vamos emitir laudos técnicos que irão dizer se o funcionário tem direito ou não à benefícios como insalubridade e periculosidade”, explica o engenheiro. “Vamos cumprir a Lei Federal 6.514 de 22 de dezembro de 1977 regulamentada pela Portaria nº3.214 de 8 de junho de 1978, onde as normas regulamentadoras 15 e 16 estipulam os níveis de exposição e os índices que são devidos aos trabalhadores”, completa Ednaldo.

“Atividades e operações insalubres são aquelas que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho exponham os empregados a agentes nocivos à saúde. É considerado trabalho perigoso aquele em que o trabalhador está em contato permanente com explosivos, materiais inflamáveis, substâncias radioativas ou radiação ionizante”, define o engenheiro Ednaldo. Após o levantamento de campo, a equipe técnica fará entrevistas com servidores.